O QUE É
POWERLIFTING
Powerlifting ou levantamentos, básicos é um esporte que serve de base de força para outros esportes e atividades, além de ser uma modalidade de competição. Com poucos movimentos, você trabalha todo seu corpo utilizando mais de uma articulação, além de desenvolver coordenação, equilíbrio e flexibilidade. O corpo é obrigado a entrar em sincronia, para realizar os movimentos e é a forma mais pura de se trabalhar a força máxima de um indivíduo, em um movimento dinâmico.
Considerado por muitos o esporte mais poderoso da terra, o Powerlifting ou Levantamentos Básicos é o trabalho de força pura.
A competição é realizada através de 3 movimentos, AGACHAMENTO, SUPINO e LEVANTAMENTO TERRA.
É permitido para cada competidor, três tentativas em cada levantamento.
A melhor tentativa válida do levantador, em cada movimento, conta em seu total(soma dessas tentativas) na competição.
As categorias são definidas por sexo, peso corporal e idade.
Os Campeonatos são abertos para Homens e Mulheres e permitem levantadores de qualquer idade, acima de 14 anos.
As regras são aplicadas em todos os níveis de competição.
Atualmente, está presente nos JOGOS MUNDIAIS (WORLD GAMES) que acontecem de 4 em 4 anos, assim como as OLIMPÍADAS. O esporte possui um MUNIDAL por ano em 2 modalidades, RAW(sem utilização de material suporte) e EQUIPADO(com utilização de material suporte), 1 SUL- AMERICANO por ano e 1 PAN AMERICANO a cada 2 anos, no BRASIL é realizado por ano, 1 CAMPEONATO BRASILEIRO, por modalidade RAW e EQUIPADO e 1 CAMPEONATO ESTADUAL, além das COPAS OFICIAIS.
O regimento do esporte é regularizado e regulamentado pela IPF(International Powerlifting Federation) que é a Federação Internacional e controlado pela WADA, que realiza os exames de doping nos esportes mais prestigiados do mundo, como as OLIMPÍADAS, por exemplo. No BRASIL a Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos, CBLB, é a representante do país na IPF, responsável pelos campeonatos nacionais e pela supervisão da FEDERAÇÕES.
As competições seguem o padrão internacional da IPF, com as mesmas regras em todos os lugares do mundo.